Burj Khalifa: A maior torre do mundo

Publicado: 5 de janeiro de 2010 em Curiosidades
Tags:,

O Burj Khalifa Bin Zayid (em árabe: برج خليفة; “Torre de Khalifa”), mais conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a estrutura mais alta construída pela mão do homem, com 818 metros de altura.

Sua construção começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizada devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeique do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou US$ 10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.

O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 4,1 bilhões de dólares e para toda a nova “Downtown Dubai”, 20 000 milhões de dólares. Mohamed Ali Alabbar, o presidente da Emaar Propertiers falou no 8º Congresso Mundial do Council on Tall Buildings and Urban Habitat, que o preço do metro quadrado de sala de escritório é de US$ 43 000 dólares, e a Armani Residences, imobiliária encarregada das vendas dos apartamentos, comercializava o metro quadrado das salas por 37 500 dólares.

  • O Burj Khalifa possui um posto de observação a 442 metros de altura.
  • A quantidade de janelas de vidro colocadas no Burj Khalifa daria para fechar 20 estádios de futebol e 30 de futebol americano.
  • A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo.
  • O Burj Khalifa possui o peso equivalente de 100 000 elefantes.
  • O Burj Khalifa necessita de 1 000 000 litros de água por dia.
  • A antena do Burj Khalifa pode ser vista a cerca de 100 km de distância.
  • Possui um dos dois hoteis de 7 estrelas do Mundo(o outro é o Burj al Arab, também em Dubai), o Accor Ar’Kalifb nos andares 75 a 88.
  • Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma rosa.

By: Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s